
II Seminário Internacional de Estudos de Cultura Material
* dias 10, 11 e 12 de agosto * em breve maiores informações *
Encontro do Grupo de Pesquisa - CNPq em Estudos de Cultura Material na Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
UERJ- Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
10, 11, 12 de agosto de 2026.
O II SIECM 2026 promove o encontro presencial de um GP que tem crescido, criando oportunidade de debates internos do grupo entorno de suas Linhas de Pesquisa e das definições do próprio grupo e de suas agendas.
Atualmente o GP compõe uma rede com mais de cinquenta integrantes e que tem tido oportunidade de encontros em congressos, em dossiês temáticos em revistas, além de grupos de estudos e grupos de trabalhos.
Durante o II SIECM 2026 a troca segue sendo pública, agregando convidados para seguir tecendo os debates que temos costurado nesses últimos anos.
Acompanhe as novidades no Instagram: @nupecm.uerj
Mais informações em breve.
Programação:
Dia 10 de agosto:
.jpg)

Dia 11 de agosto:
.jpg)
.jpg)
Dia 12 de agosto:
.jpg)


Mesa temática 1: Culturas Urbanas e Invisibilidades - 10/08/2026.
Debatedor: Roberto Marques (UFRJ/IMAS), com:
Arantza Lopetegui Castillo (Universidade do Chile):
As políticas habitacionais da cidade operária de Huachipato.
Marília Calazans (MAE/UCLA):
Amansamento, permeabilidade e espaços limiares de vigilância na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru.
Fernando Batista (Maré):
Duas terras mães: a relação entre a cultura dos povos originários de Abya Yala e África: Ancestralidade, memória e território.
Reykel Diniz Araujo (MN-UFRJ/IMAS):
Arqueologia do costume de fumar maconha no Rio de Janeiro: esboço de uma análise do comércio ilegal.
Mesa temática 2: Protagonismo dos Saberes Africanos e Afrodiaspóricos - 10/08/2026.
Debatedor: Eduardo Possidônio (UFRRJ), com:
Rosinalda Olaseni (Unifesp):
Do Pretuguês ao Quilombês: Reflexões filosóficas nas perspectivas das oralidades e das matrinarrativas no Quilombo Água Limpa.
Thamyres Pacheco (UFMG):
Caminhos de uma Arqueologia ancestral entre saberes e resistência.
Diogo Borges (Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ):
Ancestralidade, Território e Escuta: Caminhos para uma Gestão Participativa no Cemitério Nossa Senhora do Rosário em Nova Iguaçu/RJ.
Marcos Abreu Leitão de Almeida (USP):
A chuva que cai mansa deixa lama funda: processos silenciosos e efeitos duradouros na história da África.


Homenagem: Maria de Lourdes Silveira do Nascimento - 10/08/2026.
Formada em História, MARIA DE LOURDES SILVEIRA DO NASCIMENTO foi servidora no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), na área de Ciências e Tecnologia, onde se aposentou.
Após a aposentadoria retomou a atuação no campo História e da Arqueologia, frequentando cursos como ouvinte, participando de congressos e eventos científicos, fazendo também especialização em Arqueologia pelo IAB-RJ e colaborando ativamente em grupos de pesquisa, tais como o Nupecm-UERJ, o IMAS, entre outros.
Lourdes costuma dizer que vem de um quilombo chamado "Madureira", bairro da zona norte do Rio de Janeiro conhecido, entre outras coisas, pela força e presença das religiões de matriz africana e do samba das escolas Império Serrano e Portela, além dos blocos locais.
Sua circulação intensa nos eventos de Arqueologia e destreza na arte de se afirmar com profunda gentileza a fez parecer quase onipresente no meio. Marca a presença de alguém, acima de tudo, com o desejo pelo conhecimento e um ímpeto para ter acesso a ele, com capacidade de articulação e um crescimento pessoal a olhos vistos, que deveria inspirar as novas gerações.
Quando o colega Diogo Borges indagou "qual Lourdes nós iríamos homenagear?", não poderia ter feito pergunta mais pertinente. Ela mesma vai nos dar essa resposta no dia 10/08/2026, no encerramento do primeiro dia do II SIECM 2026.
Mesa temática 3: Saberes e tecnologias contra hegemônicos - 11/08/2026.
Debatedora: Marianne Salumm (Unifesp), com:
María Catalina Garnham (Universidade do Chile):
Grandes vasijas para beber y recordar: Reflexiones tecnológicas y culinarias entorno a un objeto cerámico híbrido en el contexto colonial mapuche-hulliche.
Natalia Gabriel Valdivia (Universidade do Chile):
Acercamiento arqueológico a la tecnología de la minería de la zona central del Chile: El caso del Mineral de la Société de Mines de Cuivre de Naltagua.
Ericka Hochleitner Reis (Coletiva Gecay):
Mulheres, Memórias e Permanências: práticas artísticas e pedagógicas em territórios de resistência.
Victória Carolina Pinheiro Lopes (UFMG):
A sina dos homens que mineravam: narrativas subterrâneas e modos de elaboração do trauma histórico.


Fórum: Estudos de Cultura Material, Artes e Arqueologia - 11/08/2026.
Mediadora: Marianne Sallum (Unifest), com:
Victória Carolina Pinheiro Lopes (UFMG):
Doutora em Antropologia Social e docente na UFMG (Departamento de Antropologia e Arqueologia). Atua na intersecção entre Design, Arte e Ciência, focando em teorias críticas, pluralidade epistêmica e estudos sobre a colonialidade.
Valéria Aquino (UERJ):
Docente do Instituto de Artes, Departamento de Teoria e História da Arte e PPGArtes na UERJ. Doutora em Antropologia Cultural e líder do Núcleo de Cultura Popular (NCP-UERJ). Desenvolve pesquisas sobre culturas populares e periféricas, patrimônio, comunidades tradicionais e narrativas autobiográficas.
Tainá Xavier (ESPM):
Doutora em Cinema e Audiovisual pelo PPGCINE. Prof.a na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM Rio, onde coordena o Trama - Laboratório Experimental em Direção de Arte. É vice-líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Investigação em Direção de Arte Audiovisual (NIDAA). É mãe.
Homenagem: Iderlan de Souza - 11/08/2026.
IDERLAN DE SOUZA é pesquisador e guia do Parque Nacional Serra da Capivara. Nascido na comunidade Zabelê, quando era localizada dentro da área do Parque Nacional da Serra da Capivara, e vivenciou o processo de remoção das famílias que habitavam o território durante a consolidação da unidade de conservação.
Fundador do Museu do Zabelê, atua na preservação da memória, da história e das tradições da comunidade do Zabelê, desenvolvendo um trabalho de resistência cultural contra o apagamento dessas narrativas e modos de vida.
É Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, com pesquisa voltada à oralidade e à memória social da comunidade. Sua trajetória reúne experiências em Arqueologia Pública, Patrimônio Cultural e estudos sobre a relação entre grupos humanos pré-históricos e a megafauna na região da Serra da Capivara.
Ao longo de quase uma década, trabalhou junto à Fundação Museu do Homem Americano e integrou a Missão Franco-Brasileira do Piauí, colaborando com pesquisadores como Niède Guidon, Éric Boëda e o paleontólogo francês Claude Guérin.
.png)

Mesa temática 4: Lixo para além do Refugo: nós e os outros - 12/08/2026.
Debatedor: Lucas Silva (MN-UFRJ), com:
Monserrat Javalquino (Universidade do Chile):
Práticas de descarte e organização socioespacial do lixo: Estudo da paisagem do descarte nos municípios de El Bosque e Peñalolén.
Nicole Guimarães (MN-UFRJ):
Do lixo ao artefato: as diferentes concepções e tratamentos para a materialidade descartada dentro da disciplina arqueológica.
Rafael de Abreu e Souza (Universidade Nacional da Colômbia):
Arqueologia do lixo orbital que cai no Brasil.
Camilla Agostini (UERJ/IMAS):
Singularidades da arqueologia trazidas pelo mar.
Oficina O cinema como Dispositivo Pedagógico: experiências, possibilidades e transgressões - 12/08/2026
Descrição:
Com Arony Martins da Costa que é professor nas Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).
A oficina prática de cinema aborda a "a arte do acaso" que propõe a criação de um filme de 1 minuto, usando apenas o celular. Longe de focar em regras técnicas rígidas ou em Hollywood, a proposta usa o fazer cinematográfico como uma ferramenta de liberdade e expressão. Os curtas funcionam como um espelho para que se faça um debate sobre este processo e sua relação com ele.
A oficina é também um compartilhamento de prática pedagógica que inspira atividades na promoção do sentido de direito e a capacidade de narrar o próprio mundo.
Na quarta-feira - 12/08/2026 teremos oficinas que ocorrerão simultaneamente no II SIECM. Em breve traremos maiores informações sobre inscrições que serão gratuitas e abertas a quem quiser participar, mas com vagas limitadas.


Oficina Por uma biografia das coisas: construindo narrativas com a cultura material - 12/08/2026
Descrição:
Com Caroline Martins que é doutoranda em Antropologia na Universidade Federal de Santa Maria / RS.
Caroline tem trabalhado com narrativas a partir de objetos ligados a história de família. Afeto, história, pertencimento - como e o que mais podemos acionar a partir destas coisas que estão no nosso cotidiano e atravessam gerações?
No último dia do II SIECM teremos oficinas que ocorrerão simultaneamente, dia 12/08/2026. Em breve traremos maiores informações sobre inscrições, gratuitas e abertas a quem quiser participar, mas com vagas limitadas.
Mini Curso pós-evento: Introdução aos conceitos básicos de Arqueologia Forense

.png)
.png)